Recursos e Publicações

Com o intuito de difundir conhecimentos, esse espaço é destinado aos educadores que procuram subsídios para os programas de suas instituições.

Por meio dele é possível ter acesso a textos, vídeos, fotos, livros, artigos e todo tipo de material que auxilie no planejamento, implementação e avaliação de projetos de educação ambiental.

• Apostilas/cartilhas/guias/manuais
Roteiro para a elaboração de projetos de educação ambiental

Cartilha para plantio de pequenos jardins urbanos – Morada da Floresta

• Teses e dissertações
Dissertação “O ZOOLÓGICO COMO UM AMBIENTE EDUCATIVO PARA VIVENCIAR O ENSINO DE CIÊNCIAS”

Dissertação “EDUCAÇÃO E AMBIENTE: A RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS EM ZOOLÓGICOS URBANOS”

Dissertação: “O PROFESSOR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO JARDIM ZOOLÓGICO”

Dissertação “O JARDIM ZOOLÓGICO ENQUANTO ESPAÇO NÃO-FORMAL PARA A PROMOÇÃO DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO”

Dissertação “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO?”

Tese “ANÁLISE DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”.

Dissertação: “O ZOOLÓGICO ENTENDIDO COMO PAISAGEM CONTEMPORÂNEA”

• Artigos – Temática: Missões dos zoológicos
Artigo “ZOO A CENTURY OF CHANGE”

Artigo “THE ROLE OF ZOOS IN THE 21ST CENTURY”

Artigo “ZOO THEIR CHANGING ROLES”

Artigo “EVALUATING THE CONSERVATION MISSION OF ZOOS, AQUARIUMS, BOTANICAL GARDENS AND NATURAL HISTORY MUSEUMS

Artigo “SAYING WITH GENES, SPECIES AND HABITATS: BIODIVERSITY EDUCATION AND THE ROLE OF ZOOS”

• Artigos – Temática: Educação Ambiental em Zoológicos
Artigo “EDUCATION OF ZOO VISITORS AND ADVOCACY OF CAPTIVE KEA (NESTOR NOTABILIS): A CONTROVERSIAL SPECIES”

Artigo “ENHANCING THE ZOO VISITOR’S EXPERIENCE BY PUBLIC ANIMAL TRAINING AND ORAL INTERPRETATION AT AN OTTER EXHIBIT”

Artigo “WHY ZOOS & AQUARIUMS MATTER: ASSESSING THE IMPACT OF A VISIT TO A ZOO OR AQUARIUM”

Artigos “CONSERVATION AND EDUCATION: PROMINENT THEMES IN ZOO MISSION STATEMENTS

Artigo “DIFERENTES OLHARES SOBRE A NATUREZA – REPRESENTAÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

Artigo “HUMANOS NO ZOOLÓGICO – A REAÇÃO DOS VISITANTES MEDIANTE OS RECINTOS ANIMAIS DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA/RJ”

Artigo “POTENCIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ZOOLÓGICOS BRASILEIROS”

Artigo “COMO SE POSICIONAM OS PROFESSORES PERANTE A EXISTÊNCIA E UTILIZAÇÃO DE JARDINS ZOOLÓGICOS E PARQUES AFINS? RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO”

Artigo “RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA COMPLEMENTARIDADE DOS ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EXPERIÊNCIAS DOS ZOOLÓGICOS BRASILEIROS”

Artigo “CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO COM VALORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

Artigo “IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO ÀS VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO”

Artigo “LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA”

Artigo “RELAÇÕES HUMANO-ANIMAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE VISITANTES DO ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA”

Artigo “A FUNÇÃO DOS ZOOLÓGICOS NOS DIAS ATUAIS CONDIZ COM A PERCEPÇÃO DOS VISITANTES?”

Artigo “SABERES DOS VISITANTES DO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA SOBRE A FAUNA NATIVA E SUA CONSERVAÇÃO”

Artigo “WHY FOCUS ON ZOO AND AQUARIUM EDUCATION?”

Artigo “CRITIQUE OF A CRITIQUE: DO ZOOS AND AQUARIUMS PROMOTE ATTITUDE CHANGE IN VISITORS?”

Artigo “USING IDENTITY-RELATED VISIT MOTIVATIONS AS A TOOL FOR UNDERSTANDING ADULT ZOOS AND AQUARIUM VISITORS’ MEANING-MAKING”

Artigo “ZOO VISITOR KNOWLEDGE AND ATTITUDES TOWARD GORILLAS AND CHIMPANZEES”

Artigo “O POTENCIAL EDUCATIVO DOS ZOOLÓGICOS PARA ALÉM DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO”

Artigo “O ZOOLÓGICO DA UFMT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE”

Artigo “PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VISITANTES DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE CURITIBA – PR”

• Artigos – Temática: Princípios e Fundamentos da Educação Ambiental
TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL

Artigo “O AMBIENTAL COMO VALOR SUBSTANTIVO: UMA REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

Artigo “CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE”

Artigo “ESPAÇOS EDUCATIVOS IMPULSIONADORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

Artigo “AS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO OLHAR ATENTO: ESTUDOS DO MEIO E A EDUCAÇÃO PARA A VIDA”

Artigo “METODOLOGIAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DO SOCIOAMBIENTALISMO ÀS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS”

Artigo “QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL? ELEMENTOS PARA UM DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EXTENSÃO RURAL”

Artigo “A TEORIA DO FAZER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA REFLEXÃO CONSTRUÍDA EM CONTRAPOSIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVADORA”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: CRÍTICA DE QUE?”

Artigo “UNA CARTOGRAFÍA DE CORRIENTES EM EDUCACIÓN AMBIENTAL”

Artigo “PERSPECTIVAS CURRICULARES PARA LA FORMACIÓN DE FORMADORES EN EDUCACIÓN AMBIENTAL”

Artigo “DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO DE COLETIVOS EDUCADORES”

• Artigos – Temática: Educação não-escolar
Artigo “EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR DE ADULTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS”

• Artigos – Temática: Educação Ambiental e conservação da biodiversidade
Artigo “ELABORAÇÃO DE TRILHAS E ROTAS INTERPRETATIVAS EM MANGUEZAIS”

Artigo “DESAFÍOS EDUCATIVOS DA CONSERVACIÓN DA BIODIVERSIDADE”

Artigo “INSTRUMENTOS SOCIAIS E CONSERVACIÓN DE ESPÉCIE”

• Artigos – Temática: Avaliação educadora em Educação Ambiental
Artigo “AVALIAÇÃO: UMA PRÁTICA CONSTANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM”

Artigo “EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUE CRITÉRIOS ADOTAR PARA AVALIAR A ADEQUAÇÃO PEDAGÓGICA DE SEUS PROJETOS?”

Artigo “A AVALIACIÓN EM ACTIVIDADES DE EDUCACIÓN AMBIENTAL BASEADAS NA INDAGACIÓN”

• Artigos – Temática: Produções Técnicas
Publicações técnicas – Jon Coe

• Livros
Livro “Identidades da educação ambiental brasileira”

Livro “Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola”

Livro “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais”

Livro “Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores – Volume 1”

Livro “Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores – Volume 2”

Livro “Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores – Volume 3”

Livro “Cadernos do CESCAR: os fundamentos e políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região – Caderno 1”

Livro “Cadernos do CESCAR: metodologias e temas socioambientais na formação de educadoras (es) ambientais – Caderno 2”

Livro “Caderno do CESCAR: sistematização das interações educativas das pessoas que aprendem participando – Caderno 3”

Livro “Fundamentos e práticas para educadoras/es ambientais”

Livro “Caderno metodológico para ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento”

Livro “Caderno SECAD: Educação ambiental aprendizes de sustentabilidade”

Livro “Zoo Talk”

Livro “Workshop Sul-americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciências”

• Materiais sobre práticas inclusivas e acessibilidade 

Arquivos para download:

Como-desenvolver-atividades-de-Educação-Ambiental-para-pessoas-com-deficiência.pdf (477 downloads)

 

Sinais-de-alguns-animais-Libras.pdf (447 downloads)

 

Deficiência-Física.pdf (455 downloads)

 

Deficiência-Auditiva.pdf (457 downloads)

 

Deficiência-Visual.pdf (474 downloads)

 

Deficiência-Intelectual.pdf (461 downloads)

 

Deficiências-Múltiplas.pdf (510 downloads)

 

Histórico-das-pessoas-com-deficiências-e-a-educação.pdf (509 downloads)